Sinais mistos: O PBoC da China não reconhece as moedas digitais como o Bitcoin, mas eles estão procurando criar o seu próprio? - Bitcoin Informer

Header Ads

Breaking News
recent

Sinais mistos: O PBoC da China não reconhece as moedas digitais como o Bitcoin, mas eles estão procurando criar o seu próprio?

pboc1









Falando em uma conferência de imprensa à margem da sessão anual do Congresso Nacional do Povo, Zhou Xiaochuan, governador do Banco Popular da China (PBoC), deixou claro que o país não reconhece o Bitcoin e outras moedas digitais, como o faz ferramentas bancárias tradicionais, como papel-moeda, moedas e cartões de crédito: "O sistema bancário não aceita".
Xiaochuan acrescentou que a negociação direta entre Bitcoin e yuan não é suportada pelo banco central, e também fez comentários que representam uma espécie de visão filosófica ou cultural sobre o dinheiro, dizendo:
"Não gostamos de produtos especulativos de criptografia, pois não é bom dar às pessoas uma ilusão de enriquecer durante a noite".
A declaração de Xiaochuan vem depois de meses de sentimentos negativos das autoridades chinesas, incluindo o PBoC, que tomaram uma série de passos para reprimir o mercado de criptografia nacional e internacional.
Em outro turno interessante e em contraste com as atitudes de muitos outros governose grandes corporações em todo o mundo, Xiaochuan advertiu que mesmo uma expansão da cadeia de blocos e das tecnologias de contabilidade distribuída pode ter um impacto negativo sobre os consumidores - acrescentando que também poderia trazer alguns efeitos imprevisíveis sobre a estabilidade financeira e a transmissão da política monetária.

Moeda digital para pagamento eletrônico

Dito isto, o país está desenvolvendo alguns planos relacionados ao cripto: algumas semanas atrás, a Xiaochuan anunciou que o PBoC está planejando lançar uma moeda digital chamada DCEP ou Moeda Digital para Pagamento Eletrônico. Espera-se que a moeda digital atravesse as fases de teste iniciais em 2019.  A partir de agora, não é certo se essa moeda digital assumirá a forma de uma cryptocurrency ou talvez apenas utilize a tecnologia blockchain.


Qualquer desenvolvimento potencial de uma moeda digital deve atender às necessidades do país, declarou a Xiaochaun. Esta é uma moeda digital que se concentra em "conveniência, rapidez e baixo custo em um sistema de pagamento de varejo, levando em consideração a segurança e proteção de privacidade". Eles também não devem entrar em conflito com a atual ordem financeira, acrescentou Xiaochuan.

Sinais mistos?

O governador apontou que o PBoC organizou seminários relacionados à moeda digital há mais de três anos. Isso foi seguido pelo estabelecimento de um instituto de pesquisa para a tecnologia blockchain. Apenas um ano atrás, os executivos do PBoC tinham falado a favor das moedas digitais.
E apenas na semana passada, uma delegação de líderes chineses de tecnologia  visitou a Austrália para explorar a implementação do blockchain na indústria fintech. A delegação era composta por empresas chinesas de alto nível, incluindo Ant Financial, WeBank, JD.com, ZhongAn, Wanxiang e OnChain. 
A partir de agora, é difícil identificar as verdades da linha dura em relação às atitudes reais do país em relação às criptografia, considerando os sinais mistos de que o governo chinês e o banco central estão enviando as comunidades cripto e bloqueio. Parece que o país continuará se afastando de criptografia como o Bitcoin, embora possam estar interessados ​​em aplicar mais tecnologias baseadas em cadeias de blocos, talvez até usá-las para apoiar uma moeda digital patrocinada pelo estado no futuro.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.